Estudos Empresariais

General Enterpreneurship Monitor

Este projeto é financiado pelo Banco de Fomento de Angola (BFA) e desenvolvido em parceria com a Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI) e o consórcio do General Enterpreneurship Monitor (GEM), que está sedeado na London Business School no Reino Unido e na Babson College nos Estados Unidos. O CEIC é parceiro na realização dos inquéritos às empresas angolanas.
O projecto procura identificar o nível de empreendedorismo em Angola bem como as manifestações e os comportamentos de empreendedorismo dos agentes económicos, em diferentes sectores de actividade.

Um dos resultados preliminares deste estudo é que o nível de empreendedorismo em Angola é bastante alto, mas que existem dificuldades significativas para os empresários das pequenas e médias empresas passarem do sector informal para o sector formal ligadas principalmente ao acesso ao crédito para expandirem as suas actividades.

Barómetro de Conjuntura

Este projeto visou estudar o ambiente de negócios em Angola. Seus resultados foram apresentados sob a forma de relatórios trimestrais, que apresentam indicadores que medem o ambiente de negócios em Luanda. Por meio de inquéritos, fez-se a recolha da opinião dos investidores (pequenos, médios e grandes empreendedores) sobre o impacto da conjuntura económica, social e política nos seus negócios em cada trimestre. Em sua primeira fase, o estudo abarcou as empresas situadas em Luanda com o objetivo de avaliar o impacto de algumas variáveis conjunturais nas actividades das empresas durante determinado trimestre.

Principais publicações:

Barómetro de Conjuntura
Relatório sobre o Empreendedorismo (Relatório GEM 2009)