CEIC-CMI 2008-2010

A primeira etapa da cooperação entre o CEIC e o CMI ao longo dos anos 2008-2010 teve um objectivo global duplo: contribuir para a análise de políticas a fim de evitar uma situação de “maldição dos recursos” em Angola e reforçar a base de conhecimentos relevantes para a cooperação norueguesa-angolana, no presente e no futuro.

A combinação do conhecimento profundo do CEIC sobre o ambiente político em Angola e a experiência do CMI resultou em pesquisas relevantes. Os principais resultados foram materiais de ensino, conferências e workshops, relatórios e documentos de trabalho; e artigos internacionais e capítulos de livros.

Essa etapa contemplou 17 projectos, divididos nos seguintes domínios: aumento da capacidade administrativa e de investigação, paz e democracia, gestão das finanças públicas e sector privado e pobreza.

Projectos CEIC-CMI (2008-2010)

Project  Management

Course in Social Science Studies

Em Julho de 2008, foi realizado o curso sobre “Metodologias de Pesquisa Social e Métodos de Previsão Económica” e, em Dezembro de 2008, sobre “Metodologias de Investigação”, mas com uma vertente mais forte para as Ciências Sociais.

Ambos os cursos contaram com a participação de 40 pessoas, das quais 90% eram docentes e estudantes da UCAN.

Teaching resources UCAN

Produção de três compêndios. O primeiro compêndio versa sobre Ética na Gestão, o segundo compêndio sobre Ética no Sector Público e o terceiro compêndio sobre Administração de Recursos Naturais.

Financial and project management

Melhorar a capacidade administrativa e em particular a gestão de projectos, a contabilidade e a programação financeira dos projectos.

ICT Capacity

A melhoria da gestão informática do CEIC, o acesso mais rápido e fácil à Internet e a criação do website do Centro foram os principais objectivos.

Consolidation of post-civil war peace

Finalizado em Outubro de 2008 com a produção – e divulgação em conferência – dum relatório final conjunto CEIC-CMI intitulado “Expectativas e Receios Face às Eleicões de 2008 – O Impacto de 1922”.

Election process

Political Parties in Angola

Conhecer e estudar a organização político-partidária em Angola em aspectos tais como características, enquadramento, problemas, posicionamentos ideológicos, propostas políticas para a resolução dos problemas do país, entre outros.

A Conferência Anual CEIC-CMI apresentou o resultado do estudo sobre “A Reorganização do Sistema de Partidos em Angola”.

MODUCAN

Reforço da capacidade de previsão macroeconómica para Angola, de modo a fortalecer a fundamentação dos cenários de crescimento da economia nacional constantes do Relatório Económico Anual da UCAN.

Budget system and public expenditure

Participation, representation and taxation

Health, poverty and public expenditure

Diagnóstico e Análise da Saúde Pública em Angola.

Comparative Corporate Strategies

Angolan Infrastructure in a regional perspective

Land and Legal Plurality in Angola

Micro credit