Historial

O CEIC em Imagens

A Universidade Católica de Angola (UCAN) foi constituída a 22 de Fevereiro de 1999 contando, naquele momento, com quatro licenciaturas, ministradas pelas Faculdades seguintes – de Economia e Gestão, de Direito, de Ciências Humanas e de Engenharia de Informática.

Cedo foi compreendido que a missão académica e científica da UCAN não poderia deixar de ter em conta a existência de um centro de estudos e investigação, voltado para o meio académico e para a prestação de serviços à comunidade, autónomo de qualquer uma das Faculdades existentes, mas em estreita ligação com elas, nomeadamente com a Faculdade de Economia e Gestão, e possuindo autonomia financeira e administrativa.

Foi assim que, a 6 de Março de 2002 e por Despacho do Magnífico Reitor Dom Damião Franklin, se criou o Centro de Estudos e Investigação Científica da Universidade Católica de Angola, o CEIC.

De acordo com os seus Estatutos, o CEIC é um local de investigação e de prestação de serviços, sem fins lucrativos, visando, sobretudo, fomentar a investigação científica fundamental e aplicada. Para além disso, ele pretende incentivar a investigação nos campos económico, social, cultural e histórico, procurando articulá-la com uma visão pluridisciplinar. Assim, o CEIC apoia a UCAN não só a desenvolver o seu potencial de investigação e de ensino, mas também a contribuir para o desenvolvimento das capacidades nacionais na área da formulação e da avaliação de políticas públicas e de estratégias de desenvolvimento.

Os membros do CEIC podem ser docentes da Universidade Católica de Angola que pretendam participar na sua actividade, bem como docentes e investigadores de instituições académicas e/ou de pesquisa, nacionais ou estrangeiras, com trabalho relevante sobre as realidades angolana, africana e mundial.

O CEIC, enquanto instituição vocacionada para a investigação e a promoção de estudos sobre a realidade nacional, assume um carácter independente, aberto à franca discussão na abordagem ampla de temas.

Para levar a efeito estes objectivos, o CEIC dispõe de um orçamento próprio, resultante, em simultâneo, de receitas provenientes da captação de financiamentos obtidos através de parcerias com instituições privadas ou públicas, nacionais e estrangeiras e de vendas das suas publicações, mas ainda de apoios pontuais.

O Centro tem instalações próprias no edifício da Universidade Católica, contando com pessoal qualificado e uma infra-estrutura técnica moderna para o suporte das actividades que tem desenvolvido.